Designação do projeto | FIPLA 4.0 - Criação de novo estabelecimento produtivo e capacitação da FIPLA para a produção de novos produtos e para a aposta na transição para a Indústria 4.0 e na eficiência energética.
Código do projeto | NORTE-02-0853-FEDER-047502
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção | NUTS II - Norte
Entidade beneficiária | FIPLA-FÁBRICA INDUSTRIAL DE PLÁSTICOS, LDA.
Data de aprovação | 13-11-2020
Data de início | 17-12-2019
Data de conclusão | 16-12-2022
Custo total elegível | 2.001.692,30 €
Apoio financeiro da UE | FEDER - 550.465,38 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados
O projeto, designado por FIPLA 4.0 visa expandir e diferenciar a atividade da empresa, através da criação de um novo estabelecimento e a aquisição de novos equipamentos produtivos, assentes em tecnologia disruptiva, a fim de desenvolver produtos de maior valor acrescentado e promover a capacitação da empresa para a entrada em novas áreas de negócio, em segmentos industriais mais exigentes, tais como os de componentes para os setores da construção, automóvel e elétrico/ eletrónico.
O presente projeto irá apoiar a empresa na sua estratégia de crescimento, contribuindo ativamente para que a FIPLA possa alcançar os seguintes objetivos estratégicos:
- Promover a inovação nos seus processos produtivos, tecnológicos, organizacionais e de marketing, visando o aumento da competitividade e da capacidade de resposta no mercado global;;
- Apostar na IDI no sentido de permitir o desenvolvimento de produtos e soluções inovadores e diferenciados;
- Apostar em novos segmentos de mercado, exigentes e competitivos, que valorizam mais a inovação, flexibilidade e qualidade/desempenho das peças;
- Apostar na internalização de processos, passando a colaborar com os clientes logo desde a fase de design dos componentes;
- Investir na sua marca própria e no controlo/reforço dos elos chave da cadeia de valor para incrementar o seu valor acrescentado;
- Reforçar a sua posição no mercado internacional, incluindo a entrada em novos mercados exigentes e competitivos.